12/11/2010
Synvisc One: evolução no tratamento da osteoartrose do joelho
 
A Genzyme, empresa de biotecnologia que está no Brasil há 12 anos, apresenta o Synvisc One, produto de uma única aplicação local para dor da osteoartrose dos joelhos, que permite uma melhora na qualidade de vida dos usuários, possibilitando a prática de exercícios e caminhadas, por exemplo.
 
Synvisc One é a versão de uma dose de Synvisc, produto já conhecido pelos médicos brasileiros, aplicável em três doses semanais, e cujos estudos clínicos comprovaram alívio da dor da osteoartrose superior a 52 semanas não apenas nos joelhos, mas também em outros pontos do corpo acometidos pela doença, como ombros e quadril.
 
Synvisc One, tal como Synvisc, é uma espécie de gel, à base de Hilano GF-20, que possui propriedades elastoviscosas similares às do líquido sinovial jovem e saudável, presente no espaço intra-articular das juntas do corpo, como joelhos, ombros e quadril, e possui propriedades de lubrificação e absorção de impactos, protegendo a cartilagem.
 
Esse gel à base de Hilano GF-20 permanece por tempo prolongado no espaço intra-articular acometido por osteoartrose, causando alívio da dor.
 
Tratamentos não cirúrgicos com Synvisc e Synvisc One praticamente não possuem contra-indicação e nem causam os efeitos colaterais muito comuns nas medicações orais, além de ser uma opção terapêutica para o paciente onde o procedimento cirúrgico não é recomendado. 
 
Atualmente, o Synvisc One é a única viscossuplementação com dose única. As outras opções do mercado devem ser feitas em 3 ou 5 aplicações.
 
O tema viscussuplementação será discutido durante o CBOT (Congresso Brasileiro de Traumatologia e Ortopedia), que acontece em Brasília entre 12 e 15 de novembro.

Em relação aos tratamentos não cirúrgicos, a Dra Maria Uchôa Rezende,  Chefe do Serviço de Doenças Osteometabólicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, afirma que “o  tratamento  clínico da osteoartrite está sempre indicado, independentemente do grau de artrose.”
 
Synvisc e Synvisc One são produtos para a saúde registrados na ANVISA. São vendidos sob indicação médica e somente podem ser aplicados em consultórios ou hospitais por um médico.
 
Esclarecimento
A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas filiadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.